Compartilhe:

Governo da Bahia lança Carnaval do interior em Juazeiro com reforço na segurança e presença do governador

Foto: Thuane Maria/GOVBA

O Governo da Bahia lançou oficialmente, nesta quinta-feira (29), em Juazeiro, o Carnaval da Bahia 2026 no interior. A abertura contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e do vice-governador Geraldo Júnior, e destacou o reforço das ações de segurança, saúde, cultura e turismo para a realização da festa em mais de 150 municípios baianos.

A solenidade ocorreu no Centro de Cultura João Gilberto, onde foram apresentadas as principais iniciativas do Estado para o Carnaval 2026. Em Juazeiro, a programação segue até domingo (1º), com grandes atrações como Ivete Sangalo, Bell Marques, Psirico, Luiz Caldas e Parangolé, distribuídas em três circuitos da festa.

A realização do Carnaval em Juazeiro integra a política de valorização das manifestações culturais no interior da Bahia, com apoio do Governo do Estado para garantir segurança, infraestrutura e preservação das tradições locais.

Na área da segurança pública, mais de 11 mil profissionais das forças de segurança atuarão nos festejos realizados em mais de 150 cidades baianas. O esquema inclui postos elevados de observação, portais de abordagem com detectores de metais, câmeras de monitoramento com tecnologia de reconhecimento facial, além da Operação Folia em Paz em todo o entorno dos circuitos. O planejamento conta ainda com o uso de helicópteros, policiamento tático, Ronda Maria da Penha e ações preventivas nos principais acessos aos locais de festa.

Além da segurança, o Governo do Estado também aposta na promoção do turismo como impulsionador da economia durante o Carnaval. Por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), vinculada à Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), as ações abrangem municípios do interior, atraindo visitantes de diversas regiões da Bahia e de outros estados e países. O investimento fortalece a rede hoteleira, bares, restaurantes, ambulantes e prestadores de serviços, gerando emprego e renda nas 13 zonas turísticas baianas.

O fortalecimento da cultura também é destaque, com o programa Ouro Negro, que vai investir R$ 17 milhões no apoio a blocos afro, afoxés e manifestações culturais ligadas à ancestralidade e à história do povo baiano. Somado aos patrocínios da Bahiagás e ao incentivo a projetos culturais, o investimento amplia o alcance das expressões culturais, garante visibilidade aos artistas e mantém viva a essência do Carnaval como espaço de diversidade, inclusão e celebração das raízes culturais da Bahia.

Fonte: SECOM/BA

Parceiros

Notícias relacionadas

Rolar para cima