
A Prefeitura de Itapetinga, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lançou edital para o processo seletivo interno e eleições diretas para os cargos de gestores e vice gestores das escolas da rede municipal. A iniciativa representa um avanço significativo para a efetivação da gestão democrática no âmbito educacional, como previsto no Plano Nacional de Educação, que associa critérios técnicos de mérito à consulta pública junto à comunidade escolar.
O secretário de educação, professor Alécio Chaves, reuniu nesta segunda-feira a equipe da Secretaria, gestores escolares e representantes da comunidade para apresentar oficialmente a Comissão Eleitoral, composta por membros da Secretaria Municipal de Educação, docentes, discentes, servidores de apoio, APLB Sindicato e Conselho Municipal de Educação.
Durante o encontro, o secretário destacou a importância da transparência no processo e a confiança na comissão formada: “Essa eleição será um marco na história da educação municipal de Itapetinga. Estamos fazendo história”, afirmou.
Critérios para participação no processo seletivo:
Ser professor ou coordenador pedagógico efetivo da rede municipal há, no mínimo, 3 anos;
Possuir licenciatura plena em Pedagogia ou outra licenciatura com especialização (concluída ou em curso) em Gestão Escolar ou Educacional;
Estar lotado há pelo menos 3 anos na Unidade de Ensino para a qual deseja concorrer;
Apresentar certificado de conclusão do Curso de Formação para Gestores Escolares (120h) ofertado via AVAMEC pela Secretaria.
Inscrições e etapas
As inscrições serão realizadas gratuitamente por meio do site www.acoeseducacionais.com.br no período de 15 a 17 de abril e o Processo Seletivo Interno ocorrerá em quatro etapas sendo elas, Curso Preparatório para a Elaboração do Plano de Gestão Escolar, Elaboração do Plano de Gestão, Prova Escrita e Eleição Direta. Para a Eleição Direta, os interessados só poderão se inscrever através de chapas, sendo estas de acordo com a característica de cada Unidade Escolar.
Poderão votar, servidores municipais (efetivos ou contratados) que estão em serviço na respectiva unidade escolar, pais ou responsável legal de estudante regularmente matriculado e estudantes com idade igual ou superior a 16 anos que esteja regularmente matriculado.

